Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.1, 220p. 121-140, jan./abr. 2011 A passagem da educação infantil para o ensino fundamental: tensões contemporâneas
O artigo apresentado discute a transição entre a Pré-Escola e o Ensino Fundamental, enfatizando que este é um momento crucial na vida das crianças. O Ensino Fundamental foi ampliado para 9 anos e a discussão sobre a obrigatoriedade do ensino para pessoas de 4 a 17 anos reforçaram o interesse por esse assunto. A pesquisa foi realizada na rede municipal de Belo Horizonte em uma escola de Educação Infantil (2008) e uma escola de Ensino Fundamental (2009). Boa parte das crianças pesquisadas morava nas vilas empobrecidas, próximo do bairro de classe média, onde as escolas estavam localizadas. Após acompanhar a trajetória de um grupo de crianças saindo da Educação Infantil e entrado no Ensino Fundamental, os autores concluíram que nos dois níveis de ensino, as práticas educativas se estruravam em torno da brincadeira e do letramento, mas eram diferentes nos dois segmentos. No Ensino Fundamental, diferentemente da Educação Infantil, o brincar ficou em segundo plano. A falta de diálogo entre os níveis de ensino, refletiu no processo de desencontros vivenciados pelas crianças. Desse modo, constatou-se a necessidade de uma maior integração entre o brincar e o letramento das práticas pedagógicas, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
O artigo traz a passagem da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, e isso para alguns é uma tortura. Por isso a importância do lúdico presente na Educação Infantil permaneça ainda no Ensino Fundamental.
O artigo trazido apresenta a importância do tratamento lúdico com as crianças na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A gradatividade necessária na evolução do método "brincar na escola" para o estudar, com as brincadeiras em segundo plano.
O artigo apresentado discute a transição entre a Pré-Escola e o Ensino Fundamental, enfatizando que este é um momento crucial na vida das crianças. O Ensino Fundamental foi ampliado para 9 anos e a discussão sobre a obrigatoriedade do ensino para pessoas de 4 a 17 anos reforçaram o interesse por esse assunto. A pesquisa foi realizada na rede municipal de Belo Horizonte em uma escola de Educação Infantil (2008) e uma escola de Ensino Fundamental (2009). Boa parte das crianças pesquisadas morava nas vilas empobrecidas, próximo do bairro de classe média, onde as escolas estavam localizadas. Após acompanhar a trajetória de um grupo de crianças saindo da Educação Infantil e entrado no Ensino Fundamental, os autores concluíram que nos dois níveis de ensino, as práticas educativas se estruravam em torno da brincadeira e do letramento, mas eram diferentes nos dois segmentos. No Ensino Fundamental, diferentemente da Educação Infantil, o brincar ficou em segundo plano. A falta de diálogo entre os níveis de ensino, refletiu no processo de desencontros vivenciados pelas crianças. Desse modo, constatou-se a necessidade de uma maior integração entre o brincar e o letramento das práticas pedagógicas, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
ResponderExcluirO artigo traz a passagem da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, e isso para alguns é uma tortura. Por isso a importância do lúdico presente na Educação Infantil permaneça ainda no Ensino Fundamental.
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