quinta-feira, 20 de outubro de 2016

4° ENCONTRO DE FORMAÇÃO

FIGURINO




No dia 24 de agosto, nosso Encontro abordou o tema Figurino.
A atriz Glau Barros, também figurinista, falou sobre conceito, criação, elaboração. especificidades e demais elementos que compõem um figurino teatral.






A escolha para caracterizar uma personagem faz parte do processo de construção do papel e todo esse processo é uma experiência importante para que a criança, pouco a pouco, desenvolva a abstração que a linguagem do teatro requer.




O figurino é um símbolo, elemento da narração que identifica a personagem no tempo, no espaço, no contexto social, informando o público sobre suas características mesmo antes de sua fala.
O educador, ao elaborar o figurino para crianças, deve dar atenção a alguns elementos como: conforto, segurança, praticidade, adequação ao seu tipo físico. 



É de extrema importância que seja realizado pelo menos um ensaio com o figurino para que a criança possa ficar à vontade com o mesmo, evitando que a mesma apresente dificuldade em atuar ou desconforto em relação ao que está usando no dia do espetáculo.




Para elaboração de figurino, se faz necessário que o educador instrumentalize-se de alguns quesitos, a fim de obter êxito nesta tarefa: observar pessoas, pesquisar diversas culturas, usar a imaginação, analisar fotografias e obras de arte, adquirir referências visuais para criação.








2 comentários:

  1. A caracterização do personagem é fundamental, pois ajuda a criança a reconhecer-se no mesmo, e outra parte relevante é a decoração do cenário, onde a criança assimila e projeta sua ação de acordo com o que lhe é possibilitado. Na peça de teatro apresentada na escola, alguns objetos eram verdadeiros, mas o modo como foram usados possibilitou ampliar a criatividade das crianças demonstrando realismo no manuseio dos mesmos e magia nas ações, tornando tudo uma alegre brincadeira de faz-de-conta.

    ResponderExcluir
  2. para a criança, o fazer parte da história contada, o fazer de conta que é um animal ou outra pessoa através da caracterização é uma das partes mais importantes da contação de história. ela ouve a historia e entende com muito mais clareza quando está fazendo parte daquilo que se está sendo contado. entra no mundo da imaginação e libera sua imaginação.

    ResponderExcluir