quarta-feira, 13 de abril de 2016

Dicas para contar história infantis


17 comentários:

  1. Muito interessantes as dicas. Muitas pessoas não sabem a diferença do ler e do contar histórias e muitas vezes, para termos futuros leitores, temos que contar mostrando de onde vem a história de modo à incentivar a busca pelos livros. E para o mais novinhos, é o que mais funciona e saber o que mais lhes encanta como técnica é muito importante.

    ResponderExcluir
  2. Boas ideias! A criança que tem contato com livros desde pequena desenvolve sua memória, tem mais facilidade no momento da alfabetização. Além disso, torna-se mais criativa, mais atenta a detalhes, mais concentrada. Ler e contar histórias é realmente uma arte que pode e deve ser aprendida por todos que têm crianças ao seu redor. Não é possível imaginar educação infantil sem momentos com histórias, lidas ou contadas.

    ResponderExcluir
  3. Boas ideias! A criança que tem contato com livros desde pequena desenvolve sua memória, tem mais facilidade no momento da alfabetização. Além disso, torna-se mais criativa, mais atenta a detalhes, mais concentrada. Ler e contar histórias é realmente uma arte que pode e deve ser aprendida por todos que têm crianças ao seu redor. Não é possível imaginar educação infantil sem momentos com histórias, lidas ou contadas.

    ResponderExcluir
  4. É impossível dissociar a Educação Infantil da contação de histórias. A nossa "Hora do Conto" é o deleite de nossos pequenos. É muito importante que o educador, o adulto cuidador, enfim aquele que participa do crescimento da criança, exercite o hábito de contar histórias. Sempre conforme a faixa etária, assim como é dito no vídeo. Seja com livros, fantoches, imagens variadas, histórias contadas, lidas ou inventadas. A história ajuda no desenvolvimento integral da criança, favorecendo a linguagem, estímulos para imaginação, organização no tempo e espaço, construção de valores e conceitos importantes para a vida. Quando se oportuniza esse contato desde cedo, se abre um leque de possibilidades às nossas crianças. O professor em suas atribuições ao cargo precisa ter a habilidade de contar, para encantar e ensinar com histórias!

    Valesca Santos de L.da S.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal! Acredito que para se construir um bom leitor, o caminho é o encantamento, trazendo a criança para um novo mundo onde tudo é possível, entram aí as boas e velhas (e novas) contações de história.

    Jessica C. de O. Souza

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ler e contar histórias são fundamentais para o aprendizado de qualquer ser humano, no entanto a contação de histórias encanta e surpreende crianças e adultos. A entonação da voz e os movimentos corporais chamam a atenção e despertam a curiosidade das crianças. Em 2015 no Seminário de Educação da Ulbra, tive a oportunidade de participar de uma oficina sobre técnicas de contação de histórias, ministrado pela contadora Rosane Castro. Foi muito interessante, pois aprendi muitas técnicas, assim como estou aprendendo no Projeto de Formação para Desejantes.
    Camila da Silva Nunes - Em 23/04/2016

    ResponderExcluir
  9. Tudo na Educação Infantil deve ser mágico, é preciso dedicação e amor por essa prática, pois as crianças são sensíveis e, para o sucesso da hora do conto em primeiro lugar devemos conhecer a história e se apropriar dos personagens, para que assim seja usado o recurso necessário, obtendo a atenção das crianças. Assim elas se envolvem e se concentram, caso contrário esse momento se torna desinteressante e desnecessário.

    ResponderExcluir
  10. Como é mágico ver uma criança interessada pela literatura, é os pequenos... ainda mais. Ver que as editoras estão fazendo cada vez mais livros com diferentes texturas entre outros atrativos para uma contação de história. É maravilhoso, prorcionando cursos de contação de historias. Estas técnicas fazem a diferença, vejo isso na sala de aula, todos os dias meus alunos pedem prô: Conta uma história!!! Faço as vozes e trejeitos para contar, além de usar outras tecnicas como: vídeos. Eles adoram. Tudo isso, mostra o incentivo na literatura e o principal na formação de leitores.

    ResponderExcluir
  11. Esta entrevista mostra realmente a forma em que se pode contar uma história, dicas boas para quem não tem ainda o conhecimento do assunto, incentivando a contação de histórias em casa,o interressante é me enxergar nesta educadora que foi entrevistada pois é bem desta forma que trabalho em sala com meus alunos.

    ResponderExcluir
  12. A contação de histórias é importantíssima, pois além de contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral, proporciona momentos de interação e encantamento. Lembro-me de histórias que meu avô contava quando nos reuníamos em volta do fogão à lenha. Era um momento mágico para nós, e parecia que até as labaredas falavam. Ele era barqueiro e contava umas histórias muito engraçadas, de pessoas que caíam na água, outras que se atolavam no lodo e não conseguiam sair... E algumas de suspense. Falava de bois brabos que avançavam nas pessoas quando elas estavam cruzando pelo campo e de carros que caíam da balsa e nunca mais eram encontrados. Com o passar dos anos, percebi que ele havia contado aquelas histórias para que não atravessássemos o campo sozinhos. pois logo adiante tinha um rio navegável e perigoso. Era uma forma de cuidado para conosco. E é isso que o contador de histórias deve ter: cuidado com o seu público ouvinte, escolhendo histórias de acordo com a faixa etária, mas que sejam envolventes, despertem a curiosidade, a emoção e a imaginação, e sejam inesquecíveis.

    ResponderExcluir
  13. O LIVRO TEM QUE FAZER PARTE DO DIA A DIA DA CRIANÇA

    ResponderExcluir
  14. A contação de história é essencial para trabalharmos a imaginação da criança, como também as linguagens oral, visual e plástica. Claro que alguns cuidados devemos ter quanto a escolha do livro, como por exemplo a faixa etária e a ilustração.

    ResponderExcluir
  15. A contação de história é essencial para trabalharmos a imaginação da criança, como também as linguagens oral, visual e plástica. Claro que alguns cuidados devemos ter quanto a escolha do livro, como por exemplo a faixa etária e a ilustração.

    ResponderExcluir
  16. A contação de história é essencial para trabalharmos a imaginação da criança, como também as linguagens oral, visual e plástica. Claro que alguns cuidados devemos ter quanto a escolha do livro, como por exemplo a faixa etária e a ilustração.

    ResponderExcluir
  17. ótimas dicas. mas isso acontece no meu dia a dia em sala de aula. os livros as histórias, contadas e recontadas, devem fazer parte da vida dos alunos. com isso conseguimos aguçar a criatividade e imaginação das crianças. A leitura, feita das mais diversas maneiras, faz aumentar a vontade de ler das crianças, soltando a imaginação e a contação de histórias deve acontecer não somente na escola, mas em casa também, pois exemplo é tudo.

    ResponderExcluir