Os benefícios da música para as crianças
Iniciação musical infantil de bebês e crianças. A música está sendo introduzida na educação das crianças em idades pré-escolares, devido a importância que representa no seu desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor.
A música é um elemento fundamental nesta primeira etapa do sistema educativo. A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relações. A música tem o dom de aproximar as pessoas.
A música como estímulos para as crianças
A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. Nesta idade a música as encanta, dá-lhes segurança emocional, confiança, porque sentem-se compreendidas ao compartilhar canções, e inseridas num clima de ajuda, colaboração e respeito mútuo.
Na etapa de alfabetização a criança é mais estimulada com a música. Através das canções infantis, nas que as sílabas são rimadas e repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, a criança melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra. E assim, se alfabetizará de uma forma mais rápida.
A música também é benéfica para a criança quanto ao poder de concentração, além de melhorar sua capacidade de aprendizagem em matemática. A música é pura matemática. Além disso, facilita a aprendizagem de outros idiomas, potenciando sua memória.
Com a música, a expressão corporal da criança se vê mais estimulada. Utilizam novos recursos ao adaptar seu movimento corporal aos ritmos de diferentes músicas, contribuindo desta forma na potencialidade do controle rítmico de seu corpo. Através da música, a criança pode melhorar sua coordenação e combinar uma série de movimentos. Movimente-a para que possa dançar enquanto você canta.
Com a música, a expressão corporal da criança se vê mais estimulada. Utilizam novos recursos ao adaptar seu movimento corporal aos ritmos de diferentes músicas, contribuindo desta forma na potencialidade do controle rítmico de seu corpo. Através da música, a criança pode melhorar sua coordenação e combinar uma série de movimentos. Movimente-a para que possa dançar enquanto você canta.
Pode abraçá-la e carregá-la no seu colo entoando outros ritmos infantis.
O que proporciona a música às crianças
Escutar música é uma das atividades mais estimulantes para o intelecto das crianças. Além disso é um dos aprendizados mais agradáveis e divertidos. A música proporciona:
- Melhor coordenação motora
- Desperta a sensibilidade e criatividade
- Ajuda à criança a comunicar-se
- Trabalho em grupo
- Aumento da autoestima
- Aprendizagem do alfabeto, de ritmos, etc
Fonte: http://br.guiainfantil.com/educacion-musical/140-os-beneficios-da-musica-para-as-criancas.html
Atenção ⚠
ResponderExcluir--------------------------------------------------------------------------------------------
Sua tarefa será postar um comentário com bases educativas sobre a temática apresentada, embasando teorias educacionais e correlacionando com suas experiências.
Atividade vale horas EAD no certificado.
------------------------------------------------------------------------------------------
Assim como a história contada e os jogos de dramatização, a música também faz com que a criança imagine aquilo que canta.A música, além de trabalhar as expressões orais e corporais, libera sensações e proporciona sensações prazerosas e conteúdos de aprendizagens. Também oportuniza a zona de desenvolvimento proximal, conforme Wygotsky, que avança o desenvolvimento da criança.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA música está presente em nosso cotidiano, é um ótimo recurso didático, possibilita várias atividades para o trabalho do professor; ajuda nas diversas áreas do conhecimento, contribui para o desenvolvimento cognitivo. A música tem grande poder: acalma, agita, ensina...Já dizia Pestalozzi, reconhecido como o primeiro educador infantil, que a música favorecia na educação moral, contribuindo positivamente no caráter do cidadão.Então, que façamos bom uso da música com nossas crianças!
ResponderExcluirA música na Educação Infantil pode melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, além de trazer benefícios futuros ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
ResponderExcluirA música faz parte da minha prática diariamente no berçário 2. Acalma, proporciona aconchego, alegra, desperta a oralidade, concentração, imitação e principalmente a socialização. O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil - Volume3 (1998, p. 52) que enfatiza o envolvimento da música nas atividades diárias das crianças: as crianças integram a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”. Sendo os objetivos mencionados de 0 a 3 anos. Rosane L Macari
ResponderExcluirO ensino da música na educação infantil estimula diversas áreas do cérebro e contribui para o desenvolvimento de outras linguagens. Toda criança já nasce meio musical, basta ela ouvir algum som ritmado e ela passa a interagir com ele, seja através de movimento, seja através de emissão de sons ou até mesmo demonstrado alguma emoção. Através da música deixa-se fluir a imaginação, a reflexão, a sensibilidade e a liberdade para criação e expressão. Ela tem seu lado lúdico, mas proporciona o desenvolvimento de bons hábitos como a marcação de rotina, a socialização ( na dança , por exemplo), sem contar nos benefícios para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e a aquisição da linguagem oral. Além disso, ela estimula a memória, a concentração, a coordenação motora, dando condições da criança reconhecer-se e orientar-se no meio em que ela se encontra. Na educação infantil há inúmeras possibilidades para se trabalhar com a música, tudo ( ou quase tudo) pode ser transformado em cantigas e em ambiente musical. Só não pode fazer isso sem o devido planejamento. O uso da música deve ser feito com atividades significativas de modo a favorecer descobertas e conhecimentos.
ResponderExcluirJosiane Britis Kalicz
Adoro cantar músicas, principalmente para os bebês. A música exerce neles um efeito meio mágico que se traduz em alegria, trejeitos e gestos que contribuem para o desenvolvimento corporal, auditivo, da linguagem, da concentração, do conhecimento de diferentes gêneros e ritmos musicais, entre ouros. É preciso que sejam estimuladas e que sejam propostas ações e situações nas quais as crianças consigam se expressar e mostrar suas habilidades ao cantar ou interpretar, e o educador deve ser o mediador e incentivador nesse processo de conhecer-se e mostrar-se.
ResponderExcluirSem sombra de dúvidas, a música tem um papel fundamental na formação da criança e nós enquanto educadoras, precisamos estar sempre nos atualizando e aprendendo novas técnicas para trabalhar com esse tema tão prazeroso.A música está sempre presente no nosso dia a dia, no rádio, na igreja, na televisão, em alguns brinquedos, na escola, desta forma, naturalmente a criança já se interessa pelo assunto. O que eu acho muito interessante, é não trabalharmos apenas com musicas prontas, a fim de fazer uma apresentação em uma data comemorativa, ou para organizar uma rotina, mas sim criarmos espaços e momentos em que a criança expresse sua linguagem musical através do seu corpo, de instrumentos, de brinquedos, de novas letras.
ResponderExcluirSem duvidas a musica tem como função auxiliar no aprendizado das crianças. É um momento prazeroso, onde as crianças podem desenvolver e expressar suas capacidades orais e corporais, pois o movimento faz parte da música.
ResponderExcluirA música e de extrema importância para o desenvolvimento da oralidade,com uma proposta de envolver as crianças em busca de desenvoltura e participação. Propondo um ambiente acolhedor e alegre. Trabalhando os movimentos do corpo,imaginação e atenção.
ResponderExcluirA música, sem duvidas, é essencial para uma maximização da formação da criança. Os variados benefícios que se podem alcançar com a música, somente, são encontrados todos juntos com a música. Entre todas as possibilidades as canções (repetitivas e que propõem movimentos corporais) ainda trazem o relaxamento e criatividade ao jovem em formação.
ResponderExcluir