Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010, p. 16) as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: Éticos, Políticos e Estéticos, sendo que este último envolve situações da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
Em consonância com o que esta disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o presente artigo destaca a importância da ludicidade e do brincar, reforçando que estes, devem proporcionar socialização da criança, estimulando a sua criatividade e auxiliando o seu desenvolvimento cognitivo e motor.
Referência
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
Trabalho na educação infantil e a cada dia vejo como as crianças tentam se superar em determinados momentos das brincadeiras livres. Os pequeninos querem fazer uso do escorregador mais alto, do trepa-trepa e demonstram muitas habilidades ao transpor obstáculos, no uso de triciclos e nas brincadeiras com bola. Isso é muito bom porque percebe-se que estão adquirindo autonomia espontaneamente, nada é imposto ou forçado e só vão até onde são capazes. As brincadeiras, jogos e momentos lúdicos devem ser estimulantes e prazerosos para que a criança adquira confiança e seja capaz de demonstrar alegria nas suas conquistas do cotidiano, estas, encontradas num ambiente acolhedor e propício ao seu desenvolvimento integral.
Dentro da escola de educação infantil, nosso objetivo maior é ver o desenvolvimento completo de nossas crianças, seja ele, físico, mental, emocional e social. As crianças crescem e se desenvolvem melhor em um ambiente recheado de afeto e carinho. Um ambiente agradável e de boas relações também é facilitador para o desenvolvimento. Para se atingir tudo isso, a proposta de uma educação lúdica vem como a melhor estratégia de ensino. Brinca é natural para a criança, socializar-se também. Assim, no meio de jogos e brincadeiras, a criança aprende a se relacionar, a dividir, a raciocinar, a tomar decisões. É brincando que ela seleciona, escolhe, imagina, cria, aperfeiçoa seu vocabulário, agrega conceitos e percebe seu cotidiano. Para a criança, toda atividade prazerosa é uma brincadeira, então cabe ao professor, ofertar momentos divertidos, atividades que cativem a atenção, que encantem. Dessa maneira, a criança estará se desenvolvendo plenamente.
O lúdico em sua melhor forma objetiva é de extrema importância, seja com a criança aprendendo algo de línguas (incluindo as estrangeiras) ou matemática, a forma como a matéria é apresentada ao educando é vital. Programas antigos como os passados na já extinta TVE-RS que traziam de forma não genial, mas concisa, questões sobre matemática, física, química; instigando a criança a aprender sobre aquilo, atiçando suas curiosidades, mostram uma das varias maneiras de apresentar uma atividade que se fosse colocada de maneira mais ortodoxa seria, extremante, entediante para uma criança. Toda a atividade que possa apresentar outro tipo de desenvolvido para o educando deve ser incentivada, pois podem trazer um leque inimaginável de outras possibilidades.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010, p. 16) as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: Éticos, Políticos e Estéticos, sendo que este último envolve situações da sensibilidade, da criatividade, da
ResponderExcluirludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
Em consonância com o que esta disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o presente artigo destaca a importância da ludicidade e do brincar, reforçando que estes, devem proporcionar socialização da criança, estimulando a sua criatividade e auxiliando o seu desenvolvimento cognitivo e motor.
Referência
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
Trabalho na educação infantil e a cada dia vejo como as crianças tentam se superar em determinados momentos das brincadeiras livres. Os pequeninos querem fazer uso do escorregador mais alto, do trepa-trepa e demonstram muitas habilidades ao transpor obstáculos, no uso de triciclos e nas brincadeiras com bola. Isso é muito bom porque percebe-se que estão adquirindo autonomia espontaneamente, nada é imposto ou forçado e só vão até onde são capazes. As brincadeiras, jogos e momentos lúdicos devem ser estimulantes e prazerosos para que a criança adquira confiança e seja capaz de demonstrar alegria nas suas conquistas do cotidiano, estas, encontradas num ambiente acolhedor e propício ao seu desenvolvimento integral.
ResponderExcluirDentro da escola de educação infantil, nosso objetivo maior é ver o desenvolvimento completo de nossas crianças, seja ele, físico, mental, emocional e social. As crianças crescem e se desenvolvem melhor em um ambiente recheado de afeto e carinho. Um ambiente agradável e de boas relações também é facilitador para o desenvolvimento. Para se atingir tudo isso, a proposta de uma educação lúdica vem como a melhor estratégia de ensino. Brinca é natural para a criança, socializar-se também. Assim, no meio de jogos e brincadeiras, a criança aprende a se relacionar, a dividir, a raciocinar, a tomar decisões. É brincando que ela seleciona, escolhe, imagina, cria, aperfeiçoa seu vocabulário, agrega conceitos e percebe seu cotidiano. Para a criança, toda atividade prazerosa é uma brincadeira, então cabe ao professor, ofertar momentos divertidos, atividades que cativem a atenção, que encantem. Dessa maneira, a criança estará se desenvolvendo plenamente.
ResponderExcluirO lúdico em sua melhor forma objetiva é de extrema importância, seja com a criança aprendendo algo de línguas (incluindo as estrangeiras) ou matemática, a forma como a matéria é apresentada ao educando é vital. Programas antigos como os passados na já extinta TVE-RS que traziam de forma não genial, mas concisa, questões sobre matemática, física, química; instigando a criança a aprender sobre aquilo, atiçando suas curiosidades, mostram uma das varias maneiras de apresentar uma atividade que se fosse colocada de maneira mais ortodoxa seria, extremante, entediante para uma criança. Toda a atividade que possa apresentar outro tipo de desenvolvido para o educando deve ser incentivada, pois podem trazer um leque inimaginável de outras possibilidades.
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