O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. E o faz de conta... Bem como Tisuko Kishimoto fala, é preciso ter os materiais necessários, uma pena que ainda esbarramos nesses problemas, principalmente em EMEFs.
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010, p. 18) tem como finalidade:
"[…] garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças".
Tendo como aporte teórico o que esta exposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, pode-se perceber que as crianças necessitam brincar, criar, imaginar e interagir com outras crianças da mesma faixa etária. Nesse sentido, Vygotsky (1998) destaca que uma das funções do brincar é permitir que as crianças aprendam a elaborar e resolver situações conflitantes que vivencia no seu dia a dia, principalmente no universo infantil. De acordo com Vygotsky (1998, p. 130):
"A criação de uma situação imaginária não é algo fortuito na vida da criança; pelo contrário, é a primeira manifestação da emancipação da criança em relação às restrições situacionais. O primeiro paradoxo contido no brinquedo é que a criança opera com um significado alienado numa situação real. O segundo é que, no brinquedo, a criança segue o caminho do menor esforço – ela faz o que mais gosta de fazer, porque o brinquedo está unido ao prazer – e ao mesmo tempo, aprende a seguir os caminhos mais difíceis, subordinando-se a regras e, por conseguinte renunciando ao que ela quer, uma vez que a sujeição a regras e a renúncia a ação impulsiva constitui o caminho para o prazer do brinquedo".
A escola tem um papel fundamental na Educação Infantil e deve ser capaz de oportunizar momentos em que as crianças possam brincar, cantar, dançar, ouvir histórias e desenvolver a motricidade, principalmente em um ambiente estimulante, cultural e focado nas interações sociais.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
O brincar é essencial para o desenvolvimento da criança, pois através das brincadeiras a criança reconhece seu corpo, suas aptidões e limites, desenvolve noções de tempo, espaciais, lateralidade e também aprende a socializar-se desenvolvendo e assimilando regras de convivência e a ludicidade.
Brincar é algo natural, inerente, espontâneo e também necessário para toda criança. Brincar traz alegria, liberdade, emoção e também conhecimento. Brincando, a criança explora o mundo ao seu redor, e também, expressa suas idéias, pensamentos, medos, anseios, desejos, relacionando aspectos imaginários com sua realidade. Na escola de Educação Infantil, as brincadeiras ocupam um papel de suma importância, agindo como um instrumento de aprendizagem. Isso, porque enquanto a criança brinca, está desenvolvendo aspectos fundamentais para seu desenvolvimento, como a paciência, a criatividade, a persistência, o raciocínio, a memória, a interação social e tantos outros. Segundo Piaget ( 1971), a criança se desenvolve através do lúdico, brincando ela aprende e cresce. Então o professor pode oferecer brinquedos a seus alunos, pois através deles a criança experimente, inventa, cria, descobre, desenvolve habilidades, supera desafios. E na brincadeira, a criança imagina e vivencia situações do seu cotidiano, analisando seu próprio contexto social e expressando suas emoções e percepções. A brincadeira envolve, cativa, chama a atenção dos pequenos, por isso, é útil para ensinar todo e qualquer conceito desejado. Atividade lúdica é toda aquela que encanta, cativa, prende o aluno de modo que ele interaja com o que foi proposto, bem como, com seus colegas e se aproprie dos conhecimentos que foram objetivados pelo educador. Pensar em uma “aula” lúdica ajuda o professor no sentido de que ele terá uma turma sempre interessada e disposta a realizar as atividades. Mas, isso não é trabalho fácil. Exige planejamento, preparo, materiais diferenciados. Além, é claro, de um olhar atento para as reais necessidades e interesses das crianças atendidas.
O que muitos pensam que é algo irrelevante, o brincar é essencial para que conheçamos o perfil do aluno. A criança também aprende ao brincar, ela associa, interage com o grupo, descobre suas potencialidades explorando sua imaginação e criatividade.
O brincar é essencial sim na vida das crianças, desde que seja uma brincadeira direcionada, com objetivos a serem alcançados. Tisuko Kishimoto fala da importância do brincar e também da importância de se ter os materiais necessários para que esta brincadeira se torne capaz de se transformar em aprendizado, e nas escola isto ainda esteja longe de ser concreto. embora tenha a opinião de que a brincadeira por si só já seja uma aliada para o aprendizado, é imprescindível sim que sejam fornecidos materiais concretos para esta solidificação.
O Brincar.... Adorooo! É de extrema importância,indispensável e necessário garantir este momentos. É através do brincar que a criança assume papéis, funções,convive,interage e aprende como o outro. As brincadeiras permitem o crescimento global da criança,por meio das descobertas e do exercício da criatividade. TODOS TEM O DIREITO DE VIVENCIAR,APRENDER,CONVIVER E SE DESENVOLVER ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS... Mas é muito importante o papel de um observador,um mediador que tenha o conhecimento de como é importante o BRINCAR e que neste momento tem diferentes aspectos de aprendizagem sendo aflorado e desenvolvido. Inclusive os educadores devem ter em suas formações momentos de brincar,se divertir e Aprender.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A ideia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes. Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar.Mas além disso é necessário um mediador que transmita conhecimento para o brincar, não somente saber a importância do brincar, mas sim dar o suporte.
Quando a criança brinca, ela não está apenas passando tempo, mas está tendo a oportunidade de desenvolver muitas habilidades. Brincar com a criança, não é perda de tempo, mas um investimento. Pois através do brincar, a criança tem a oportunidade de criar, fantasiar, desenvolver a imaginação. Durante um faz de conta, a criança tem a oportunidade de aprender a resolver situações do dia a dia, aprende a lidar com algumas frustrações e conquistas. Através de jogos, a criança desenvolve noções de regras, de paciência, de lógica, aprende a ganhar e a perder na vida. Em uma atividade motora ao ar livre, a criança desenvolve habilidades físicas como correr, pular, freiar. O brincar é uma forma da criança se expressar, manifestar seus sentimentos, o brincar é uma forma de experimentação do mundo que a espera. Brincar é um processo permanente de descobertas. Como educadora, tenho consciência que quando vejo uma criança empilhando blocos, por exemplo, aquilo significa muito mais, naquele momento a criança está construindo e conhecendo novas cores, formas e texturas. Quando observo as atitudes de uma criança, percebo que ela brinca o tempo todo, não apenas com os brinquedos, brinca com a escova de dente na hora da higiene, brinca com o tênis que tirou do pé, brinca com as pedrinhas que recolheu no pátio e isso acontece porque o mundo dela é lúdico e através desse simbolismo que ela vai fazer conexão com o mundo real. Nessa interação sujeito objeto, a criança vai assimilando várias informações segundo o seu estágio de desenvolvimento.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.
ResponderExcluirE o faz de conta...
Bem como Tisuko Kishimoto fala, é preciso ter os materiais necessários, uma pena que ainda esbarramos nesses problemas, principalmente em EMEFs.
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010, p. 18) tem como finalidade:
ResponderExcluir"[…] garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças".
Tendo como aporte teórico o que esta exposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, pode-se perceber que as crianças necessitam brincar, criar, imaginar e interagir com outras crianças da mesma faixa etária.
Nesse sentido, Vygotsky (1998) destaca que uma das funções do brincar é permitir que as crianças aprendam a elaborar e resolver situações conflitantes que vivencia no seu dia a dia, principalmente no universo infantil. De acordo com Vygotsky (1998, p. 130):
"A criação de uma situação imaginária não é algo fortuito na vida da criança; pelo contrário, é a primeira manifestação da emancipação da criança em relação às restrições situacionais. O primeiro paradoxo contido no brinquedo é que a criança opera com um significado alienado numa situação real. O segundo é que, no brinquedo, a criança segue o caminho do menor esforço – ela faz o que mais gosta de fazer, porque o brinquedo está unido ao prazer – e ao mesmo tempo, aprende a seguir os caminhos mais difíceis, subordinando-se a regras e, por conseguinte renunciando ao que ela quer, uma vez que a sujeição a regras e a renúncia a ação impulsiva constitui o caminho para o prazer do brinquedo".
A escola tem um papel fundamental na Educação Infantil e deve ser capaz de oportunizar momentos em que as crianças possam brincar, cantar, dançar, ouvir histórias e desenvolver a motricidade, principalmente em um ambiente estimulante, cultural e focado nas interações sociais.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
O brincar é essencial para o desenvolvimento da criança, pois através das brincadeiras a criança reconhece seu corpo, suas aptidões e limites, desenvolve noções de tempo, espaciais, lateralidade e também aprende a socializar-se desenvolvendo e assimilando regras de convivência e a ludicidade.
ResponderExcluirBrincar é algo natural, inerente, espontâneo e também necessário para toda criança. Brincar traz alegria, liberdade, emoção e também conhecimento. Brincando, a criança explora o mundo ao seu redor, e também, expressa suas idéias, pensamentos, medos, anseios, desejos, relacionando aspectos imaginários com sua realidade.
ResponderExcluirNa escola de Educação Infantil, as brincadeiras ocupam um papel de suma importância, agindo como um instrumento de aprendizagem. Isso, porque enquanto a criança brinca, está desenvolvendo aspectos fundamentais para seu desenvolvimento, como a paciência, a criatividade, a persistência, o raciocínio, a memória, a interação social e tantos outros. Segundo Piaget ( 1971), a criança se desenvolve através do lúdico, brincando ela aprende e cresce. Então o professor pode oferecer brinquedos a seus alunos, pois através deles a criança experimente, inventa, cria, descobre, desenvolve habilidades, supera desafios. E na brincadeira, a criança imagina e vivencia situações do seu cotidiano, analisando seu próprio contexto social e expressando suas emoções e percepções. A brincadeira envolve, cativa, chama a atenção dos pequenos, por isso, é útil para ensinar todo e qualquer conceito desejado. Atividade lúdica é toda aquela que encanta, cativa, prende o aluno de modo que ele interaja com o que foi proposto, bem como, com seus colegas e se aproprie dos conhecimentos que foram objetivados pelo educador. Pensar em uma “aula” lúdica ajuda o professor no sentido de que ele terá uma turma sempre interessada e disposta a realizar as atividades. Mas, isso não é trabalho fácil. Exige planejamento, preparo, materiais diferenciados. Além, é claro, de um olhar atento para as reais necessidades e interesses das crianças atendidas.
O que muitos pensam que é algo irrelevante, o brincar é essencial para que conheçamos o perfil do aluno. A criança também aprende ao brincar, ela associa, interage com o grupo, descobre suas potencialidades explorando sua imaginação e criatividade.
ResponderExcluirO brincar é essencial sim na vida das crianças, desde que seja uma brincadeira direcionada, com objetivos a serem alcançados. Tisuko Kishimoto fala da importância do brincar e também da importância de se ter os materiais necessários para que esta brincadeira se torne capaz de se transformar em aprendizado, e nas escola isto ainda esteja longe de ser concreto. embora tenha a opinião de que a brincadeira por si só já seja uma aliada para o aprendizado, é imprescindível sim que sejam fornecidos materiais concretos para esta solidificação.
ResponderExcluirO Brincar.... Adorooo! É de extrema importância,indispensável e necessário garantir este momentos. É através do brincar que a criança assume papéis, funções,convive,interage e aprende como o outro. As brincadeiras permitem o crescimento global da criança,por meio das descobertas e do exercício da criatividade. TODOS TEM O DIREITO DE VIVENCIAR,APRENDER,CONVIVER E SE DESENVOLVER ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS... Mas é muito importante o papel de um observador,um mediador que tenha o conhecimento de como é importante o BRINCAR e que neste momento tem diferentes aspectos de aprendizagem sendo aflorado e desenvolvido. Inclusive os educadores devem ter em suas formações momentos de brincar,se divertir e Aprender.
ResponderExcluirO momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A ideia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes. Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar.Mas além disso é necessário um mediador que transmita conhecimento para o brincar, não somente saber a importância do brincar, mas sim dar o suporte.
ResponderExcluirA Importância do Brincar
ResponderExcluirQuando a criança brinca, ela não está apenas passando tempo, mas está tendo a oportunidade de desenvolver muitas habilidades. Brincar com a criança, não é perda de tempo, mas um investimento.
Pois através do brincar, a criança tem a oportunidade de criar, fantasiar, desenvolver a imaginação. Durante um faz de conta, a criança tem a oportunidade de aprender a resolver situações do dia a dia, aprende a lidar com algumas frustrações e conquistas.
Através de jogos, a criança desenvolve noções de regras, de paciência, de lógica, aprende a ganhar e a perder na vida. Em uma atividade motora ao ar livre, a criança desenvolve habilidades físicas como correr, pular, freiar.
O brincar é uma forma da criança se expressar, manifestar seus sentimentos, o brincar é uma forma de experimentação do mundo que a espera. Brincar é um processo permanente de descobertas.
Como educadora, tenho consciência que quando vejo uma criança empilhando blocos, por exemplo, aquilo significa muito mais, naquele momento a criança está construindo e conhecendo novas cores, formas e texturas.
Quando observo as atitudes de uma criança, percebo que ela brinca o tempo todo, não apenas com os brinquedos, brinca com a escova de dente na hora da higiene, brinca com o tênis que tirou do pé, brinca com as pedrinhas que recolheu no pátio e isso acontece porque o mundo dela é lúdico e através desse simbolismo que ela vai fazer conexão com o mundo real. Nessa interação sujeito objeto, a criança vai assimilando várias informações segundo o seu estágio de desenvolvimento.